4 Dicas Maravilhosa de Como Cultivar Hortelã em Casa!
4 Dicas Maravilhosa de Como Cultivar Hortelã em Casa!
A hortelã é uma das ervas mais conhecidas do mundo – até na Bíblia há menções sobre essa planta de folhas recortadas e aromáticas. Conta a mitologia grega que Zeus andava pela terra disfarçado de mortal, buscando pão e água.
Depois de ser ignorado por várias pessoas, encontrou um casal de camponeses idosos que o acolheu: eles lhe deram de comer sobre uma mesa enfeitada com hortelã. Em agradecimento à comida, o deus transformou o casebre dos camponeses em um belo palácio. Essa lenda transformou a hortelã em símbolo de hospitalidade e até hoje um canteiro dessa erva nos transmite uma sensação de bem-estar.
1. Como escolher e preparar as mudas
Para plantar sua hortelã, é necessário escolher uma muda saudável. Você pode consegui-la em lojas especializadas em jardinagem ou pedir ao vizinho um galhinho.
Caso você consiga com o vizinho, corte o caule da hortelã cerca de dois centímetros acima da junção de uma das hastes do pé.
Ao chegar em casa, coloque o ramo em um copo com água potável. Deixe o copo em local com boa insolação, mas o mantenha sempre cheio, até que as raízes brancas comecem a surgir do caule cortado. Permita que cresçam alguns centímetros de comprimento antes do plantio.
2. Como escolher o vaso para a hortelã
O vaso ideal para a hortelã deve apresentar cerca de 30 a 40 cm de diâmetro, para que suas raízes se desenvolvam bem e a planta cresça forte e viçosa.
Embora a hortelã exija bastante água, o solo deve estar sempre bem drenado. Portanto, o vaso deve apresentar furinhos no fundo, para que a planta não fique encharcada e morra.
Lembre-se de plantar a hortelã sozinha no vaso, pois como é uma erva invasora, pode prejudicar o desenvolvimento de outras plantas.
3. Como deve ser feito o plantio
Adquira um bom composto orgânico em uma loja especializada. Lembre-se de que a hortelã se desenvolve em solos ricos em matéria orgânica.
Preencha o vaso com 1/3 do composto orgânico e plante a muda de hortelã. Complete ao redor da planta com terra, para que a hortelã ganhe sustentação.
4. Como cuidar da planta
Após o plantio, molhe à terra para que a umidade chegue às raízes da hortelã. À terra deve sempre permanecer úmida, mas não encharcada. Se o clima estiver quente, você pode regar a planta várias vezes por dia.
Deixe o vaso voltado para o leste, pois a hortelã se desenvolve melhor com seis ou mais horas de luz solar. Assim que se desenvolver bem, faça podas frequentes, com cortes na metade superior da planta, cerca de um centímetro acima da junção do caule e abaixo dos botões florais.
Em hipótese alguma, corte mais do que um terço das folhas de uma única vez.
Não deixe que a hortelã floresça. Caso contrário, a planta reservará os nutrientes para a produção de flores e não para o crescimento das folhas.
Para não causar estresse na planta, anualmente, divida o pé em novas porções, para formar novas mudas.