Conheça 10 Benefícios do Caju que vão te Surpreender!
Conheça 10 Benefícios do Caju que vão te Surpreender!
Típico do Brasil e com forte identidade tropical, o caju possui uma polpa macia, suculenta, rica em nutrientes e fibras. Os benefícios do caju para a saúde são diversos. Ele promove desde o fortalecimento do sistema imunológico até a proteção da visão, do coração e muito mais!
Você sabia que a castanha é o verdadeiro fruto do cajueiro? Cientificamente, o caju é classificado com um pseudofruto. Ele é um alimento popularmente consumido em suco naturais, doces, sorvetes e até vinagretes.
Entre os principais nutrientes do caju, podemos citar as vitaminas C, A, E e complexo B, além de diversos sais minerais. O pseudofruto é pouco calórico e ajuda o organismo de diversas maneiras. Se você quer descobrir um pouco mais sobre todos os benefícios do caju, continue a leitura deste post!
1. Perda de peso:
Escolher alimentos com poucas calorias e efeitos positivos para a perda de peso é uma tarefa um tanto quanto difícil. Nesse sentido, o caju contém poucas calorias, e ainda é uma fruta com baixo percentual de gorduras.
Nesse sentido, o tipo de gordura contido no caju é de ácidos gordos insaturados, semelhantes à gordura contida no azeite, a qual é tida como funcional para o metabolismo. O caju pode ser uma excelente opção para as refeições intermediárias e lanches fora de hora.
2. Efeitos positivos no colesterol
O desequilíbrio de colesterol é um dos problemas comuns entre pessoas que lidam com problemas com a balança. O caju contém gorduras monoinsaturadas, e estas podem ser benéficar para reduzir os efeitos do colesterol LDL, conhecido como ruim.
Esse benefício pode melhorar a qualidade de vida, além de reduzir a possibilidade de ocorrência de acidentes vasculares cerebrais (AVC), ataques cardíacos, auxiliando na saúde de seu coração e funcionamento adequado do sistema cardiovascular.
3. Pode ajudar na prevenção de doenças do sangue
A ação antioxidante é muito conveniente para quem deseja manter o funcionamento do organismo equilibrado, além de ajudar na eliminação de células que não mais contribuem com o comportamento saudável do corpo.
O caju contém cobre, mineral importante para este efeito antioxidante. Essa contribuição da fruta pode ser importante para a prevenção de doenças do sangue, pois o cobre pode apoiar a produção de hemoglobina, favorecendo a saúde do corpo, e reduzindo os impactos causados por radicais livres.
4. Contribui para uma pele e cabelos saudáveis
Os efeitos positivos desse mineral contido no caju também podem se estender à produção de melanina. Importante para a saúde da pele, o cobre pode favorecer a saúde dos cabelos, pele, e até unhas.
Após algumas pesquisas, recomendou-se o consumo médio de ¼ de xícara da fruta, assim, o cobre contido nela pode ajudar na manutenção de uma pele brilhante e saudável, junto a fios sedosos e menos quebradiços.
5. Mantém ossos e dentes fortes
Os minerais ainda se são responsáveis pela saúde dos dentes, gengiva e ossos. Os benefícios do caju também são garantidos pela porção de magnésio e cálcio contida na fruta. Ele fornece um excelente suporte para a saúde dos ossos e dentes.
6. Apoia o sistema imunológico
Muitas pessoas erram ao adotar dietas sem o acompanhamento médico, e não se atentam que a alimentação deve ser feita de forma balanceada. É importante consumir os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Nesse sentido o zinco contido no caju pode apoiar o fortalecimento do sistema imunológico.
7. Importante para o sistema nervoso
O magnésio é um mineral importante para a manutenção do sistema nervoso. Cuidar dos nutrientes que você ingere pode ter efeitos não só na sua saúde, mas também no humor e bem estar.
De olho no equilíbrio psicológico, a porção de magnésio contida no caju pode auxiliar o funcionamento dos neurotransmissores. O mineral apoia a produção de dopamina, o que resulta em um efeito relaxante e conveniente, principalmente, para mulheres na fase de TPM.
8. Pode ajudar no controle do diabetes
O controle de consumo de açúcar deve ser feito não só por quem já tem diabetes, mas principalmente para evitar esta condição, a qual leva a limitações alimentares e efeitos prejudiciais à saúde de modo geral. O consumo de caju não altera os níveis de açúcar no sangue, e nem causa ganho de peso.
Isso foi o que concluiu um estudo de 2018, onde os pesquisadores forneceram a 300 participantes com diabetes tipo 2 uma dieta enriquecida com caju ou uma dieta típica para diabetes.
9. Fornece energia para as atividades do dia a dia
Após algumas pesquisas, o caju foi apontado como funcional para melhorar a função sexual. O suco de caju pode melhorar os níveis energéticos, o que promoverá o bom desempenho físico, tanto em homens quanto em mulheres, fortalecendo o sistema cardiovascular.
10. Ajuda a combater os radicais livres
Atualmente, doenças relacionadas ao aumento do número de radicais livres no organismo atinge cada dia mais pessoas, até mesmo por estar relacionado à poluição e estresse, fatores cada dia mais presentes, e sabemos que a melhor forma de prevenção é manter uma alimentação saudável e rica em nutrientes.
Alertas Sobre o Consumo
Antes que você se jogue de vez no caju, vale algumas ressalvas. Em primeiro lugar, a castanha de caju, assim como outras castanhas, é conhecida por causar alergias em algumas pessoas. Por isso, certifique-se de que não é seu caso antes de consumir. Além disso, é importante ficar atenta às quantidades.
Em excesso, a castanha de caju pode causar diarreias e aumentar os níveis de açúcar no sangue, além de ser extremamente calórica. Já o pseudofruto do caju, embora pouco calórico, é rico em frutose, por isso, requer consumo moderado por quem tem diabetes.