Veja os Principais Sintomas e Causas do Cisto no Ovário!
Veja os Principais Sintomas e Causas do Cisto no Ovário!
Os sintomas de cisto no ovário podem surgir quando há crescimento do cisto, ruptura ou torção, resultando em dor intensa, náuseas e vômitos, além de dor durante o período ovulatório, alteração na menstruação, dificuldade para engravidar e dor nas costas, por exemplo.
O cisto no ovário é uma bolsa cheia de líquidos que pode se formar no interior ou ao redor do ovário e que pode resultar em dor, atraso na menstruação ou dificuldade para engravidar, por exemplo.
Na presença de sintomas de cisto no ovário é importante que o ginecologista seja consultado para que sejam realizados e indicados exames que ajudem a identificar a presença do cisto e o tipo, podendo ser recomendado o melhor tratamento.
Principais Sintomas do Cisto no Ovário:
Os principais sintomas de cisto no ovário são:
- Dor durante o período ovulatório;
- Dor constante na região abdominal;
- Cólica intensa antes ou durante o período menstrual;
- Sensação de barriga inchada;
- Atraso na menstruação ou menstruação irregular;
- Menstruação abundante;
- Dor nas costas;
- Dor ou desconforto durante a relação sexual;
- Aumento na sensibilidade das mamas;
- Sangramento fora do período menstrual;
- Dificuldade para engravidar;
- Aumento de peso;
- Sensação frequente de estômago cheio;
- Movimentos intestinais dolorosos;
- Aumento da frequência urinária.
Os sintomas também podem variar de acordo com o tipo de cisto, sendo, portanto, necessário ir ao ginecologista para que sejam feitos exames para diagnosticar a presença, tamanho e gravidade do cisto.
Como é Feito o Tratamento:
O tratamento para o cisto no ovário nem sempre é necessário, devendo ser recomendado pelo ginecologista de acordo com o tamanho, características do cisto, sintomas e idade da mulher para que seja indicada a melhor forma de tratamento.
Quando o cisto não apresenta características malignas e não provoca sintomas, normalmente não é indicado tratamento, devendo a mulher ser acompanhada periodicamente para que seja verificada a redução do cisto.
Por outro lado, quando são identificados sintomas, pode ser recomendado pelo médico o uso de pílula anticoncepcional com estrogênio e progesterona para regular os níveis hormonais ou a remoção do cisto por meio de cirurgia. Em casos mais graves, quando há torção ou suspeita de malignidade, pode ser indicada a retirada completa do ovário.
Remédios Caseiros Para Cisto no Ovário:
1. Chá de quixaba:
O chá de quixaba, preparado com a planta da espécie Sideroxylon obtusifolium, é rico em flavonóides e compostos fenólicos com ação anti-inflamatória, antioxidante e analgésica, ajudando a reduzir a inflamação e a dor causada pelo cisto no ovário.
Ingredientes:
- 1 colher (de sopa) de casca de quixaba;
- 500 ml de água.
Modo de preparo:
- Colocar a casca de quixaba na água e colocar para ferver.
- Depois de fervida, deixar amornar, coar e beber até 2 xícaras do chá por dia.
- Este remédio caseiro para cisto no ovário é contraindicado para mulheres diabéticas dependentes de insulina, pois a quixaba provoca diminuição dos níveis de açúcar no sangue e pode causar crise de hipoglicemia.
Este chá pode interferir na ação da pílula anticoncepcional e também pode causar efeitos colaterais como dor de estômago, problemas no fígado ou formação de bolinhas na pele.