Sintomas e Causas do Câncer Anal que não Devemos Ignorar
Sintomas e Causas do Câncer Anal que não Devemos Ignorar
O câncer anal é um tipo de tumor raro que pode ser causado pelo HPV. Entre outras causas importantes está o tabagismo. Conheça os sintomas. O câncer anal é caracterizado pela presença de tumores no canal anal e nas bordas externas do ânus. É mais comum em mulheres.
Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), é um câncer raro e representa entre 1% e 2% dos tumores colorretais.
Alguns casos de câncer de ânus não causam sintomas. No entanto, em mais de metade dos pacientes, ocorre sangramento, que é frequentemente o primeiro sinal da doença.
No início, a maioria das pessoas assume que as hemorroidas são a causa da hemorragia. As hemorroidas são veias dilatadas no ânus e reto, dolorosas, que podem sangrar.
Elas são uma causa não maligna e frequente de sangramento retal.
Os Principais Sintomas do Câncer Anal Incluem:
- Sangramento retal.
- Coceira local.
- Nódulo ou massa no ânus.
- Dor na região anal.
- Alteração na forma e/ou consistência das fezes.
- Deposições anormais.
- Incontinência fecal.
- Aumento de tamanho dos gânglios linfáticos na área do ânus ou virilha.
A maioria desses sintomas também podem ser provocados por condições benignas, como hemorroidas, fissuras, fístulas anais e verrugas.
Entretanto, se você apresentar qualquer um desses sinais ou sintomas, converse com seu médico para que a causa possa ser identificada e, se necessário, iniciado o tratamento.
Tratamento do Câncer Anal:
O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico, vai depender da avaliação do médico de acordo com o estágio do tumor. Na maioria dos casos, a indicação é combinar radioterapia e quimioterapia. Quando mais cedo o câncer for identificado, maior é a chance de cura.
Recomendações Para Prevenir o Câncer Anal:
Fique atento a sintomas como sangramento e problemas intestinais. Na maior parte das vezes esses sinais não indicam um câncer, mas é fundamental procurar um médico para ter um diagnóstico;
- Sempre use preservativo durante as relações sexuais, pois o câncer anal pode se desenvolver a partir de algumas ISTs;
- Procure se alimentar bem e praticar atividade física regularmente, pois essa ações ajudam a prevenir tumores malignos;
- Se for fumante, abandone o cigarro. Quanto mais cedo parar de fumar, menor o risco de desenvolver esse tipo de doença.