Aprenda a Fazer Remédio Para Tratar Micose de Unha!
Aprenda a Fazer Remédio Para Tratar Micose de Unha!
Conhecer um remédio para micose de unha caseiro é uma forma de ter a solução para o problema sempre à mão. Confira algumas opções de remédio para micose no estilo caseiro e escolha qualquer tipo que se adapta melhor à sua rotina. Mas, lembre-se: não substitua tratamentos convencionais e não deixe de procurar orientação médica.
A micose de unha é uma infecção causada por fungos que se alimentam da queratina que compõe as unhas. O problema, cientificamente chamado de onicomicose, deixa a unha amarela, deformada e grossa e pode acontecer nas unhas do pés ou da mão.
O tratamento da micose de unha em geral é feito com o uso de antifúngicos, que podem ser orais ou pomadas, cremes e esmaltes. Porém, para evitar o uso exagerado de produtos químicos, também é possível preparar receitas caseiras e naturais de remédio para micose de unha.
Remédio Para Tratar Micose de Unha:
1. Limão:
O limão possui limoneno, um terpeno que lhe confere ação bactericida e antifúngica. Além disso, o caráter ácido do limão controla o pH da pele, tornando o meio hostil à proliferação dos fungos que causam a micose de unha.
Para usar o limão como remédio para micose de unha caseiro, deixe a região infectada de molho no suco de limão por cerca de cinco minutos – também é possível espremer o suco do limão diretamente na área afetada e esperar agir. Repita esse procedimento três vezes ao dia, durante uma semana.
2. Óleo Essencial de Melaleuca:
O óleo essencial de melaleuca possui atividade antimicrobiana e antifúngica de amplo espectro, cujo mecanismo principal de ação atua sobre danos nas membranas das células.
O terpinen-4-ol é o principal responsável pela eficácia do óleo para combater inúmeras doenças superficiais, incluindo acne, candidíase oral (sapinho) e micoses nas unhas, dentre outras.
3. Hortelã-pimenta:
O chá de hortelã-pimenta também age como remédio para micose de unha caseiro, já que a erva possui propriedades antissépticas que ajudam no combate aos fungos causadores da micose de unha.
Faça um escalda-pés com o chá de 30g de folhas de hortelã-pimenta – espere a água esfriar um pouco para não se queimar. Deixe o pé ou a mão afetados de molho na água morna por cerca de 20 minutos e depois seque bem.
Você também pode diluir 15 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta em uma bacia com água e seguir o mesmo procedimento.
4. Cravo-da-índia:
O cravo-da-índia é um excelente antibiótico e antifúngico, além de conter ação cicatrizante. Você pode usar tanto o cravo inteiro quanto seu óleo essencial. É possível fazer uma receita com uma colher de sopa de cravos inteiros e um pouco de azeite.
Coloque os cravos em um recipiente de vidro próprio para ir ao fogo, junte um pouco de azeite e aqueça em banho-maria por alguns minutos, sem tampar.
Depois, retire o remédio caseiro do fogo, tampe o recipiente e deixar esfriar. Coe e aplique diretamente na zona afetada todos os dias.
Caso prefira usar o óleo essencial de cravo, basta aplicar 2 a 3 gotas sobre a unha com micose. Use pelo menos duas vezes ao dia até curar a micose de unha.
Óleo essencial de tomilho:
O timol e o carvacrol, presentes na composição do óleo essencial de tomilho, possuem forte ação antifúngica que ajuda a eliminar fungos causadores da micose na unha, como Candida albicans, sendo uma boa opção de natural para combater esse tipo de micose.
Como usar:
misturar 1 a 3 gotas do óleo essencial de tomilho com 1 colher (de chá) de óleo de coco ou outro óleo vegetal e aplicar diretamente na unha afetada, 2 vezes por dia, após lavar a região afetada com água e sabonete neutro. O tratamento com o óleo essencial de tomilho pode ser feito por no máximo 3 meses e não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação.